segunda-feira, 6 de junho de 2011

A consciência do voto de ontem


Durante o dia de hoje fui procurando perceber a reacção das pessoas ao resultado das eleições e, invariavelmente, lá vinha à baila o Sócrates: "que finalmente vai embora", "que já não se suportava mais" e uma série de insultos que não vou aqui repetir. Não ouvi ninguém dizer que o programa do PSD era bom, ou que o Passos Coelho era um bom líder, apesar de ter sacado a duas mulheres que ele "era bonito" (e esta gente vota...).

Em suma, nestas eleições @s eleitores não deram a maioria ao PSD, o que aconteceu foi que votaram contra Sócrates (nem foi contra o PS...). Vai ser engraçado ver o que as mesmas pessoas vão ter para dizer quando Sócrates concorrer à Presidência da República...

O que estas eleições demonstraram com clareza é que o voto não foi determinado por opções conscientes sobre as propostas de cada partido. Foi uma birra colectiva contra o ex-Primeiro Ministro que fez muita gente colocar-se atrás do adversário com mais hipóteses de o derrotar. Isto não seria nada de extraordinário se não estivessemos a falar de adultos... Adultos que não sabem nem procuraram saber as consequências do que iriam fazer. Ora, que eu saiba, este tipo de atitudes é admissível em crianças e nos jovens em plena puberdade, não em adultos!

Está claro que a nossa democracia ainda não atingiu a fase adulta. Ainda falta percorrer um longo caminho até que a maioria dos eleitores tenha a maturidade para responder pelo seu voto. Mas depois do dia de hoje (e não do de ontem...) morreu um bocadinho mais a minha fé na democracia...

As melhores criações da Natureza...

Marloes Horst

Sacada daqui!

Música do dia

Declaremos guerra à Alemanha (porque a Alemanha está em guerra connosco)

(imagem sacada daqui)

A crise dos pepinos teve o condão de pôr outro país europeu, a Espanha, finalmente alerta para o perigo que é esta Alemanha na União Europeia. Racista, xenófoba e sem capacidade para reconhecer os próprios erros, começo a achar que já estão a ser dadas hipóteses a mais ao povo alemão. Depois de ter lançado o mundo em duas guerras mundiais, parece que o povo alemão já esqueceu as lições do passado e volta a querer subalternizar os restantes povos europeus. PARA QUANDO A EXPULSÃO DA ALEMANHA DA UE? Ou vamos continuar à espera que destrua as economias dos países periféricos e a própria UE?!!!

 

Por tudo isto, e pelo mais que ainda há-de vir, a partir de hoje este blog apela abertamente ao embargo às importações alemãs e à expulsão da Alemanha da União Europeia.