sexta-feira, 18 de março de 2011

Anadia e os Colégios de S. João Bosco e de Nª Srª da Assunção

Não podia deixar de fazer referência à minha estreia como blogger, simpatia de um outro blogger, no Aventar. Fica agora aqui também, em estéreo, para a posteridade e para a actualidade:

Em Anadia, os pais dos alunos de dois colégios, o Colégio São João Bosco (mais conhecidos aqui pela alcunha “os padres” ou “os Salesianos”) e o Colégio de Nossa Senhora da Assunção (conhecido pela alcunha “as freiras”) aderiram ao Movimento SOS Educação ( e, nas “freiras”, chegaram a encerrar a respectiva escola.
Ambos os colégio se situam a menos de 1,5 quilómetros da EB 2,3 de Anadia (conhecido por “o ciclo”) e da Escola Secundária Camilo Castelo Branco (o “liceu”).
Ambos os colégios cobram uma jóia por todas as candidaturas de novos alunos, cobram mensalidades (apesar de eu não ter conseguido apurar se são todos os alunos que a pagam) e seleccionam apenas os melhores alunos e que não provenham de famílias problemáticas. Como é fácil de deduzir, os alunos destes dois Colégios apresentam médias nos Exames Nacionais superiores aos alunos do Liceu, com algumas honrosas excepções. Ou seja, é nos Colégios Católicos que são formadas as elites anadienses desde há décadas, e na opinião dos párocos de Anadia nem seriam necessárias as escolas estatais: os Colégios servem a comunidade de Anadia há décadas, antes da existência das escolas estatais, sendo este um ataque a estabelecimentos de ensino públicos de gestão privada, onde só não entram todos os candidatos, porque o Ministério da Educação não permite a abertura de mais turmas”.

E lá se vão os 3!

Está aberto este espaço de opinião.