domingo, 8 de maio de 2011

Questão de competência... MESMO!






Se estiver a ouvir as intervenções de alguns dos nossos economistas John Stuart Mill deve estar a dar voltas na sepultura, como é possível reduzir tudo o que se passa na economia mundial e na economia portuguesa a uma questão de política orçamental de dois ou três governos? Não admira tamanha falta de honestidade colectiva quando um Presidente que queria ajudar o país consegue fazer no seu discurso de posse um diagnóstico da economia portuguesa como se vivêssemos em autarcia, como se a economia portuguesa estivesse tão à margem da economia mundial quanto estava a Albânia de Henver Hodja. (...)


Estes ilustres senhores, desde o engenheiro com MBA, ao antigo ministro das Finanças que ficou célebre por penhorar um WC, desde o tal que tem uma pensão de 8.000 euros desde os 49 anos por ter trabalhado seis, ao patrão dos telelés, teriam chumbado na cadeira de Política Económica no velho ISEG. Chumbariam por ignorância, falta de rigor e por charlatanice. É como se um ilustre professor de medicina fizesse o diagnósticos em função da cor política, se o governante fosse de direita tinha uma mera constipação, se fosse de esquerda a doença era tuberculose. 


Acrescento eu, às sábias palavras d'O Jumento, que com professores como os que coloquei na imagem não há grandes hipóteses de algum economista actual ou futuro passar na dita cadeira de Política Económica.


NOTA: Bold meu

As melhores criações da Natureza...


Sacado daqui!

Música do dia