segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aproveitamento da situação à cara podre...

(imagem sacada daqui!)

Os patrões querem que se trabalhe mais horas em Portugal. Acontece que Portugal já é dos países europeus onde se trabalha mais horas. A questão, como sempre, é a produtividade nacional, que é mais  "um indicador que consiste em não mais do que a simples divisão do valor da produção pelo número de trabalhadores. Logo, se o valor deste indicador é baixo, a única coisa que se pode concluir é que o valor (de mercado) do que se produz em Portugal é baixo tendo em conta a dimensão da economia nacional." Ou seja, o problema é que as empresas portuguesas, geridas por estes brilhantes patrões e gestores representados pela CIP, produzem o que vale pouco, normalmente por serem produtos com pouco valor acrescentado, quer por concorrerem com muitas empresas internacionais, quer por terem pouca incorporação tecnológica. 


O problema real da economia portuguesa é a sua cúpula, ou seja, gestores, administradores e patrões com uma produtividade reduzidíssima. E não é por falta de incentivos financeiros, pois os nossos patrões e gestores são dos mais bem pagos da Europa. É simplesmente por incompetência e por os recursos dos grandes grupos económicos serem direccionados para PPP's que assegurem rendas, ou para sectores com pouca concorrência como as telecomunicações e as grandes superfícies comerciais. Não está na genética das nossas elites a noção de "correr riscos", e na minha opinião é porque, embora não o admitam, sabem que não têm competência para lidarem com a concorrência internacional em áreas de grande incorporação tecnológica. E num país em que a mobilidade social é das mais reduzidas da Europa, onde o berço conta muitas vezes mais que a competência, esta característica genética das elites é fatal.

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Música do dia

Medida de combate ao défice: legalização das drogas


Uma das coisas que me intriga na nossa sociedade é a disseminação da hipocrisia. Um dos exemplos mais claros disso é a questão das drogas. Drogas duras como os ansiolíticos e o álcool são legais, umas por questões financeiras e de saúde, outras por questões culturais. O tabaco, que é das drogas mais viciantes que existem, também é legal. O café, que é uma droga leve mas bastante viciante, é quase uma instituição portuguesa. Já uma droga leve como a cannabis, que não causa vício, tem utilizações medicinais comprovadas e quase não tem efeitos secundários é ilegal. Digam o que disserem, isto não tem lógica nenhuma.