quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Música do dia

As melhores criações da Natureza...

Kat Fonseca

Sacada daqui!

Deve ser por isto que já me chamaram gato...

A falácia das gerações estanques

"Armando Santos [Presidente da Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem] acrescenta, depois, algo que merece profunda reflexão: "A rede de convencionados, que demorou 30 anos a construir, vai ser desmantelada em três meses." Pois. É preciso ter a noção de que as instituições da nossa vida colectiva demoram muito tempo a levantar, mais ainda a afinar, a "rotinar" (no bom sentido). E ter a noção de quão grande estrago pode ser feito em pouco tempo, desmantelando o que nos entregaram.
Da caixa de ferramentas dos que querem reduzir os direitos sociais faz parte a noção de "saque sobre as gerações futuras". Dizem eles: se o Estado gasta demais a proteger as pessoas de hoje, vai endividar-se, deixando a conta para pagar às gerações futuras. Estaríamos, pois, a explorar os nossos filhos e netos e bisnetos. Usam este argumento, como se não estivéssemos, ao mesmo tempo, a trabalhar para quem vem depois. É a falácia das gerações estanques. Acho que valia a pena, além de rejeitar esta falsa lógica de nos querer tomar por "prisioneiros do futuro", dar atenção também ao património legado pelas gerações passadas. Devia ser condenável, e condenado, que o legado das gerações anteriores fosse desperdiçado. Destruir em meses um ambiente institucional que demorou décadas a construir é desperdiçar um legado.
A facilidade com que se pode destruir um legado destes dá a medida da fragilidade das instituições. Esse é, de modo geral, um dos nossos grandes problemas como país. E é preciso pensar nisto para lá da dialéctica governo/oposição no momento."

Porfirio Silva (sublinhado meu...)

A idiotacracia

"(...) como explicar a caridadezinha imposta de «ao aluno que deveria receber o dinheiro caberá seleccionar “aquela que deverá ser beneficiada”», introduzindo logo à nascença um factor segregador social [ou "elevador social", como falava o parolo dos chapéus na campanha eleitoral] dando como adquirido que o aluno premiado não pode vir de uma família carenciada?"

José Simões

"Mas há, nesta história, uma lição suplementar: para dar à solidariedade, tira-se ao mérito. Um ministro da educação que ensina aos nossos jovens que solidariedade e mérito puxam a corda para lados opostos… é um verdadeiro ministro da má educação."

Dia 15 de Outubro - Manifestação MUNDIAL

(Imagem sacada da Gui!)
PASSA A PALAVRA:

PORTUGAL
Lisboa:
Porto:
Coimbra:
Faro:
Braga:
Angra Do Heroismo:

Outros links globais podem ser encontrados aqui!

Lição de vida para os putos

Por muito que faças por merecer, vai aparecer sempre algum cretino a reclamar o prémio por ti.