terça-feira, 19 de julho de 2011

"portugal e a Europa em crise"


«A crise originada em 2007 no sistema financeiro internacional poderia ter conduzido a profundas transformações no funcionamento e finalidades deste sector. Os poderes públicos poderiam ter olhado para os seus efeitos negativos sobre o conjunto da sociedade e decidido reapropriar-se de instrumentos de política económica e financeira que limitassem os seus impactos no presente e impedissem a sua repetição ou escalada futura. Em vez disso, abdicaram de reformar em profundidade o sistema financeiro e permitiram que este transferisse os custos da sua recuperação para os Estados, através de custosas operações de salvamento seguidas de ataques especulativos às dívidas soberanas, a começar pelas das economias mais fragilizadas e periféricas. A inclusão destas economias na zona euro não as protegeu de tais ataques, com as instituições da União Europeia a serem mesmo parte activa na imposição de um caminho de prolongada recessão económica e regressão social que traz consigo o risco de desintegração europeia.» Posfácio de Sandra Monteiro ao livro "Portugal e a Europa em Crise". Recomendado!

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Música do dia

Alguém falou em promoção cultural (mesmo sem usar este termo)?

O Cagido chamou, e bem, a atenção para o problema das rotundas "abandonadas". Em devido tempo também eu já escrevi sobre o assunto. Parece que se está a formar um consenso na blogosfera anadiense à volta deste tema. E ainda bem! Como eu não me canso de repetir, copiar o que de bom existe noutros concelhos não é vergonha nenhuma, e é até prova de inteligência. No entanto, isto não dispensa uma análise fria dos custos iniciais e de manutenção...

Vou aproveitar o embalo e escrever sobre outra das artes "em baixa" no concelho de Anadia: o cinema. Devido à falta de público a Lusomundo denunciou o contrato com a CMA. Já houve quem chamasse a atenção para a falta de investimento na criação de público (creio que foi um dos vereadores do PS, mas agora não encontro a notícia...) que fosse capaz de rentabilizar o investimento no Cine-Teatro. Por isso venho aqui deixar mais uma ideia para o concelho: o que acham da criação de sessões de cinema ao ar livre em frente ao Tribunal de Anadia, às sextas e sábados à noite? E depois espalhar essas sessões ao ar livre por outras localidades do concelho? Já que o pessoal daqui gosta tanto do Cavaco, talvez seja bom relembrar o discurso de inauguração dele no Cine-Teatro: