quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os parques servem também para desenvolver áreas urbanas (parte 2)

Só posso imaginar o cepticismo com que este post deve ter sido lido. Sei que nunca se tinha falado da criação de um parque da cidade que não fosse no Monte Crasto. Mas creio que esta é a melhor solução para o desenvolvimento sustentado de Anadia. E por isso, vou continuar a desenvolver a ideia e explicar como implementá-la nos próximos posts sobre Anadia:

(imagem sacada do googlemaps e editada por mim)

Delimitei a amarelo a área que deve ser ocupada pelo parque urbano, e a outras cores as construções que será necessário demolir. Um terço da área pertence à Misericórdia de Anadia e dois terços pertencem a particulares. Será necessário demolir o actual ATL da Misericórdia (delimitado a vermelho) para permitir que uma das entradas no parque seja feita pela rua F. Castilho, o que é essencial para estimular a regeneração privada daquela zona. Na minha opinião, a contrapartida que a Câmara deve oferecer à Misericórdia pela cedência dos terrenos delimitados a preto é um terreno com boa área entre as novas escolas e a construção lá do novo ATL da Misericórdia. Se a Misericórdia pensar bem de certeza que chegará à conclusão que é uma mais-valia passar a ter o ATL junto do novo pólo escolar...

Música do dia

Este governo já foi


"Nunca na história de Portugal um primeiro-ministro começou a falar de tumultos pouco mais de dois meses depois de tomar posse, nem passou pela cabeça de um ministro dos Negócios Estrangeiros vir falar de greves, ainda não ocorreu qualquer incidente e o governo já se começou a barricar, com Portas a expelir demagogia e Passos Coelho a pensar em canhões de água.

O governo não pode nem quer recuar nos excessos, as notícias relacionadas com a economia mundial são más e as medidas estão agendadas. Passos não recuperará a imagem que perdeu, não serão as entrevistas dos seus ministros a recuperá-la e daqui para a frente serão só más notícias. Este governo já foi."

Um pouco de sanidade nos dias que correm...

(...) "As grandes tragédias humanas não resultam da ignorância, da cobiça ou da malvadez, mas da pura e simples estupidez. Não porque a maioria das pessoas seja estúpida, mas porque em situações de complexidade extrema nos tornamos vulneráveis à estupidez. Há poucas coisas mais poderosas que a estupidez que está na moda. A difusão da estupidez encontra-se aliás tão facilitada pelos meios de comunicação contemporâneos que ela dá a volta ao mundo enquanto a lucidez acaba de calçar as botas. 

(...)


Seria estúpido buscar uma solução simples, rápida e eficaz para a estupidez, mas todos podemos exercitar a nossa capacidade de resistir ao seu contágio. 

Evite dar ouvidos a monomaníacos, gente de uma só causa e uma só ideia. Mas não desconfie menos daqueles que estão sempre prontos a discorrer a todo o momento sobre qualquer assunto, sobretudo se forem vivos de espírito. Duvide de afirmações taxativas, unilaterais, lapidares. Procure conhecer as opiniões contrárias, principalmente aquelas de que à partida discorda. Lembre-se de que, se toda gente concorda com algo, provavelmente tratar-se-á de um erro. 


Faça de conta que o mundo existe fora das suas opiniões. Pratique a ironia em relação às suas certezas pessoais. Ensaie pensamentos desconfortáveis. Duvide. Esqueça. Aprenda. O cepticismo, outrora luxo de filósofos, é agora necessidade que todo o cidadão precisa de cultivar, sob pena de a estupidez tomar conta do mundo. "


Excelente texto de João Pinto e Castro.

Andam a brincar com coisas sérias...

Aquilo que começou por ser o caso Bairrão, acabou por se tornar no mais grave caso de polícia da era democrática, como muito bem explica Daniel Oliveira. Pelo menos uma das maçonarias (não consigo saber qual ou quais...) atacou um direito dos cidadãos que está consagrado na Constituição Portuguesa...