quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Economia é uma ciência social que se chamava Economia Política

Este vídeo está a tornar-se viral. Desfrutem.

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Hora de usar a arma dos fracos

"Yanis Varoufakis resume numa frase a bizarra abordagem convencional à crise na Grécia: “a economia grega, ou o que resta dela, deve ser arrasada para que possa ser salva da bancarrota”. Não resulta, claro, mas é a abordagem que também está ser seguida em Portugal, perante a passividade bovina das nossas elites, as que ainda designam por ajuda este crime económico. O que deve o governo grego fazer? Usar a arma dos fracos e declarar que, na ausência de uma solução decente para a espiral depressiva concebida entre Bruxelas e Frankfurt, todos os pagamentos aos credores terão de ser suspensos (entre pagar salários e pagar aos credores, não há como hesitar…), preparando assim uma reestruturação da dívida por sua iniciativa. Assim que um governo deixar de participar no bombardeamento económico do seu próprio povo, a crise muda de figura."

BCE próximo da insolvência

"O grande problema da falência da Grécia é que arrasta o BCE para a insolvência. É que o Banco Central Europeu é a entidade que tem mais obrigações da Grécia. Tem, no mínimo, 14% e directa e indirectamente está exposto a 40% da dívida pública grega (pssst: não digam a ninguém)"

E se não voltarmos a conseguir crescer acima de 2%?

"E se a crise em que estamos atravessados mudar de novo o "steady state" do crescimento da economia internacional? Isso pode acontecer. Podemos estar a chegar a um novo equilíbrio. Ninguém nos diz que daqui para a frente o mundo ocidental não voltará a crescer abaixo de 2% ao ano, ou próximo de 1%. Talvez na Europa, por exemplo, as economias mais pobres cresçam um pouco acima desses valores, pois, afinal, sempre haverá alguma recuperação do atraso a fazer. Mas, mesmo aí, o crescimento pode ser menos do que o que se registou desde meados da década de 1980."

O México é um narco-estado

Antes de mais, aviso já que as pessoas mais sensíveis não devem clicar no link.

Dois jovens que denunciaram crimes através da internet foram assassinados e os seus corpos pendurados de uma ponte com uma mensagem agarrada ao corpo. A polícia não faz comentários...