quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os parques servem também para desenvolver áreas urbanas (parte 3)

(imagem sacada do googlemaps e editada por mim)

Continuando a minha saga sobre a criação de zonas verdes e desenvolvimento da malha urbana de Anadia (partes 1 e 2), vou-me debruçar um pouco sobre a zona sul da cidade.

Existem dois terrenos próximos um do outro, em que um deles deve ser usado para criar um segundo parque urbano, com parque infantil e um campo desportivo: o terreno da antiga fábrica de cerâmica (delimitado a vermelho) e o terreno do antigo estádio municipal (delimitado a azul). 

A minha preferência vai para a criação do parque no terreno da fábrica e a construção de moradias no terreno do estádio. O terreno da fábrica já possui um "monumento" que, desde que esteja em boas condições estruturais, se torna imediatamente num elemento único e capaz de simbolizar a tradição anadiense de produção de cerâmicas: a chaminé (assinalada com o círculo vermelho). Além disso, a orientação do terreno, com um monte a poente, desaconselha a construção de habitações aqui.

Não sei a quem pertence o terreno entre o antigo estádio municipal e a Rua de Trás (o triângulo delimitado a azul), mas convinha incluir esse terreno na remodelação daquela zona, pois isso possibilitaria abrir uma rua entre a Rua dos Olivais e a Rua de Trás / Av. das Laranjeiras (assinalada a amarelo) que, além de permitir a passagem sem problemas de autocarros e camiões entre a Av. Eng.º Cancela de Abreu e a Av. das Laranjeiras, teria uma orientação nascente-poente excelente para a construção de habitações ou de prédios de 2/3 pisos.

O que eu proponho é que a Câmara Municipal "dê" o terreno do estádio para construção a um empreiteiro em troca da abertura do tal arruamento entre a Rua dos Olivais e a Av. das Laranjeiras e da construção do parque no terreno da antiga fábrica de cerâmica. Note-se que este parque fica já próximo da Póvoa do Pereiro, beneficiando toda população a sul de Anadia, incluindo as novas urbanizações que têm sido para lá construídas.

Música do dia

As melhores criações da Natureza...

Katharina Wyrwich

Sacada daqui!

Aviso / Announcement

Como os leitores habituais deste blogue devem ter reparado, durante uma semana parei com a rubrica "As melhores criações da Natureza...". Isso foi uma experiência para verificar o impacto desta rubrica no número de visualizações. Tendo em conta que só esta rubrica representa quase metade das visualizações, vou proceder à criação de um novo blogue dedicado exclusivamente a essa rubrica, e para o qual vou fazer a migração das fotos já publicadas. Essa migração estará completa quando este blogue atingir as 10.000 visualizações, o que deve demorar mais ou menos um mês.

As regular readers of this blog may have noticed, I stopped for a week with the heading "As melhores criações da Natureza...". This was an experiment to verify the impact of this line in the number of page views. Given that this item represents about half of the page views, I will proceed with the creation of a new blog dedicated exclusively to this line, and I will try to migrate the photos already published. This migration will be complete when this blog reach the 10,000 views, which should take about a month.

Tarifa social e Fundo de Garantia de Depósitos

Convém divulgar estas informações:

Como funciona a tarifa social para a luz e o gás

Saiba como estão protegidos os seus depósitos

Lula da Silva a dar aulas em Portugal

"(...) ao explicar a sua experiência governativa no Brasil, reconhecidamente notável, Lula sublinhou para a audiência de políticos, economistas, banqueiros e empresários, algo como isto, citado aqui, sábado, no Diário de Notícias, por João Marcelino: "Um milhão nas mãos de um rico gera uma conta bancária ao serviço da especulação financeira; um milhão distribuído por pessoas pobres é uma aposta na economia."

(...)

O que Lula da Silva diz naquela frase tem uma base teórica bem simples: como está estruturado o sistema económico, a riqueza só se cria e distribui em proporções e quantidades aceitáveis se houver consumo que pague e estimule a actividade produtiva. Para haver consumo, os pobres têm de ter dinheiro para consumir. Logo, as políticas do Estado devem privilegiar o estímulo ao consumo e não a protecção dos financeiros."

Pedro Tadeu, encontrado n'O Jumento

Vai ser preciso chamar a ONU para Anadia?

Na Madeira há acusações de que se falsearam resultados de eleições. E eu lembrei-me logo de Anadia. Dos autocarros dos lares a levarem idosos para as mesas de votos e de pessoas que querem acompanhar idosos que não sabem ler nem escrever ao sítio onde se faz a cruzinha. Os partidos da oposição que se ponham a pau. É que esta "nova" geração do PSD - Anadia aprendeu muito com a anterior...

Ainda há esperança para o PSD?

Fiquei quase parvo com a participação de Ângelo Correia (PSD) no debate que teve ontem na SIC Notícias com João Semedo (BE). Ainda há uma réstia de esperança dentro do PSD?!...