sábado, 4 de junho de 2011

Vota!

Esta é das poucas vezes em que concordo com as palavras de Cavaco Silva, pois quem não votar perde a "legitimidade para depois criticar as políticas do Governo".

EU VOTO! E TU?

As melhores criações da Natureza...

Sacada de um sítio que não deve ser aqui referido...

Música do dia

Agenda 21 Local (A21L)


Recentemente, a Mealhada lançou a sua Agenda 21 Local. Como eu sou apologista de que se deve copiar o que é bom (copiar também é uma arte...), gostava que Anadia seguisse um bom exemplo mesmo aqui ao nosso lado. Usam um blog como meio de fomentar a participação, com custos que podem ser reduzidíssimos para o Município.


 

A Agenda 21 Local (A21L) está intimamente ligada à organização territorial, nomeadamente aos PDM's. Digamos que um dos vectores de intervenção estratégica da A21L podem ser os planos de uso do solo. De facto, um mau ordenamento do território ou um urbanismo desqualificado é uma das piores ameaças à sustentabilidade, que mais frequentemente se encontra nos municípios portugueses. Mas não esgota de modo algum os desafios da sustentabilidade.

Obviamente, eu não me esqueço que em Anadia a revisão do PDM tem um atraso de mais de uma década. Mas talvez precisamente por isso seja ainda mais eficaz começar já a implementação da A21L, com a incorporação no próximo PDM da opinião de toda a população sobre quais os usos a dar ao solo. Seria certamente uma forma de decisão muito mais transparente e muito menos vulnerável às pressões de lobbies de construção e ao benefício de famílias e amigos próximos dos actuais líderes políticos. E até as escolas se podem envolver neste projecto.