segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Apanhado na rede

Mais uma golpada - Jorge Viegas Vasconcelos despediu-se da ERSE

É uma golpada com muita classe, e os golpeados somos nós....

Era uma vez um senhor chamado Jorge Viegas Vasconcelos, que era presidente
de uma coisa chamada ERSE, ou seja, Entidade Reguladora dos Serviços
Energéticos, organismo que praticamente ninguém conhece e, dos que conhecem,
poucos devem saber para o que serve.

Mas o que sabemos é que o senhor Vasconcelos pediu a demissão do seu cargo
porque, segundo consta, queria que os aumentos da electricidade ainda fossem
maiores. Ora, quando alguém se demite do seu emprego, fá-lo por sua conta e
risco, não lhe sendo devidos, pela entidade empregadora, quaisquer reparos,
subsídios ou outros quaisquer benefícios.

Porém, com o senhor Vasconcelos não foi assim. Na verdade, ele vai para casa
com 12 mil euros por mês durante o máximo de dois
anos, até encontrar um novo emprego.
Aqui, quem me ouve ou lê pergunta, ligeiramente confuso ou perplexo: «Mas
você não disse que o senhor Vasconcelos se despediu?».

E eu respondo: «Pois disse. Ele demitiu-se, isto é, despediu-se por vontade
própria!».

E você volta a questionar-me: «Então, porque fica o homem a receber os tais
12 000 por mês, durante dois anos? Qual é, neste país, o trabalhador
que se despede e fica a receber seja o que for?».

Se fizermos esta pergunta ao ministério da Economia, ele responderá, como já
respondeu, que «o regime aplicado aos membros do conselho de administração
da ERSE foi aprovado pela própria ERSE». E que, «de acordo com artigo 28 dos
Estatutos da ERSE, os membros do conselho de administração estão sujeitos ao
estatuto do gestor público em tudo o que não resultar desses estatutos».

Ou seja: sempre que os estatutos da ERSE forem mais vantajosos para os seus
gestores, o estatuto de gestor público não se aplica.

Dizendo ainda melhor: o senhor Vasconcelos (que era presidente da ERSE desde
a sua fundação) e os seus amigos do conselho de administração, apesar de terem o estatuto de gestores públicos, criaram um esquema ainda mais vantajoso para si próprios, como seja, por exemplo, ficarem com um ordenado milionário quando resolverem demitir-se dos seus cargos. Com a benção avalizadora, é claro, dos nossos excelsos governantes.

Trata-se, obviamente, de um escândalo, de uma imoralidade sem limites, de uma afronta a milhões de portugueses que sobrevivem com ordenados baixíssimos e subsídios de desemprego miseráveis. Trata-se, em suma, de um desenfreado, e abusivo desavergonhado abocanhar do erário público. 
Mas, voltemos à nossa história...

O senhor Vasconcelos recebia 18 mil euros mensais, mais subsídio de férias, subsídio de Natal e ajudas de custo. 

Aqui, uma pergunta se impõe: Afinal, o que é - e para que serve - a ERSE? A missão da ERSE consiste em fazer cumprir as disposições legislativas para o
sector energético.

E pergunta você, que não é burro: «Mas para fazer cumprir a lei não bastam os governos, os tribunais, a polícia, etc.?». Parece que não.

A coisa funciona assim: após receber uma reclamação, a ERSE intervém através da mediação e da tentativa de conciliação das partes envolvidas. Antes, o consumidor tem de reclamar junto do prestador de serviço.

Ou seja, a ERSE não serve para nada. Ou serve apenas para gastar somas astronómicas com os seus administradores. Aliás, antes da questão dos
aumentos da electricidade, quem é que sabia que existia uma coisa chamada ERSE? Até quando o povo português, cumprindo o seu papel de pachorrento bovino, aguentará tão pesada canga? E tão descarado gozo? Politicas à parte, estou em crer que perante esta e outras, só falta mesmo manifestarmos a nossa total indignação.


JÁ AGORA FAÇAM LÁ O FAVORZINHO DE REENVIAR PARA A V/ LISTA DE AMIGOS, PARA QUE FIQUE BEM CONHECIDO !

A campanha mediática em curso



Até o PS consegue já arrasar com o actual governo...

Vídeo encontrado aqui.

domingo, 16 de outubro de 2011

Portugal, ACORDA!



Encontrado aqui!

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Foto de Gary Mitchel. Sacada daqui!

Um pouco de sanidade

"De que serve discutir as ideologias? Se todas se demonstram, também todas se opõem, e semelhantes discussões fazem duvidar da salvação do homem. Ainda que o homem, por todo o lado, à nossa volta, revele as mesmas necessidades."

Antoine de Saint-Exupéry, in 'Terra dos Homens'

Globalização de protestos

UMA perpectiva:

"Cada um dos protestos tem na sua génese a acumulação de injustiças específicas. Os Estados Unidos são diferentes do Reino Unido e certamente do Egipto. Mas isto é uma face da globalização: há um sistema estrutural que produziu enorme desigualdade e roubou a uma geração da classe média o seu projecto, em que cada geração teria melhores condições de vida que a anterior. Embora as condições e as origens sejam diferentes em cada sítio, chegámos a um tempo em que o sistema é global e tem no seu coração este alinhamento estrutural.
(...)
Sim, as redes sociais são importantes, mas ampliam um acto de comunicação, não o geram.
(...)
O que aconteceu é que no último ano a crise aumentou a falta de esperança. Cada protesto tem na sua génese um factor crítico. A razão porque o Ocuppy Wall Street se tornou nacional é porque há pessoas que estão a sentir o mesmo em todo o país. Por isso digo que estão a fazer História."

Saskia Sassen em entrevista ao Público.

sábado, 15 de outubro de 2011

15O - World Evolution (2)


Fez-se História: aconteceu o 1º grande protesto global. Nunca tal tinha acontecido. E foi excelente!

Mas isto não significa que alguma coisa vá mudar. Porque não basta um protesto para criar mudanças de comportamento entre as pessoas que estão agora a exercer o poder. Afinal, se a situação lhes serviu até agora continuam a não ter o estímulo para a alterar.

É necessário agora retirar poderes aos "mercados" (leia-se agentes económicos e financeiros), passando-os para a esfera da democracia directa. Muito mais democracia directa que a actual, que é pouco mais que uma eleição a cada 4 anos e em que somos sempre confrontados com promessas falsas. Culpa nossa que deixamos que nos digam o que queremos ver, ler e ouvir.

Eu não tenho as soluções todas. Se tiver alguma já será uma sorte. Mas todos juntos, de certeza que conseguiremos realizar grandes feitos. Temos de continuar, SEMPRE!

Deixo aqui o meu agradecimento a todos os que participaram na manifestação de hoje. Têm todos a minha admiração.

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Inspiração para o dia

Música para o dia

Direito de resistência


DESOBEDIÊNCIA CIVIL, JÁ!

Cada época...

"Cada época é definida pelo que apresenta de novo, de especificamente seu. Pode não ser um alto pensamento filosófico, uma grande reforma moral, uma arte requintada, uma ciência generosa. Mas há-de ser a dádiva de qualquer uma dessas manifestações humanas, ou todas, numa concepção inteiramente inédita, original, inconcebível noutro tempo da história."

Miguel Torga, 'Diário' (1943)

Que abuso!


"A Região Autónoma da Madeira precisa de 1,2 mil milhões de euros para fazer face às despesas correntes até ao final deste ano. Quem o diz é o líder parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira. A região só arrecada mil milhões de euros em receitas anuais."


Ide pedir ao c******!!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Ministro da Educação?


ou da chularia?

Ontem o governo aumentou em mais de cinco mil euros o valor atribuído a cada turma no privado - é agora de 85.288 euros. E reduziram a média de alunos necessária nessas turmas de 20 para 12. Já estou mesmo a ver os "espertos" a porem duas turmas por sala...

Eu também gostava muito que as turmas no ensino público fossem de 12 alunos. Mas depois lembro-me que o intervalo de referência para a formação de turmas no público é de 24-28 alunos. E também me lembro que no ensino público já se fecharam muitas escolas com mais do que esses 12 alunos.

Já agora, as escolas públicas não gostariam também de receber oitenta e cinco mil euros por turmas de 12 alunos?

Ministro da Saúde?


Ou Ministro da Morte?...

Amanhã a esta hora


















Levem cartazes, levem algo para fazer barulho e levem máquinas fotográficas ou de filmar. Gravem a manifestação, as músicas, as reinvindicações, e também todos os comportamentos suspeitos e quaisquer distúrbios que aconteçam. E depois coloquem na rede. Enviem sempre esses registos para vários amig@s voss@s e façam-nas chegar ao Youtube e aos blogues "de esquerda".

Música do dia para PSD's e CDS's

Isto é que são líderes de categoria...

"Enquanto Cavaco preparou o ambiente para o sacrifício dos portugueses Pedro Passos Coelho elaborou o orçamento mais brutal da história de Portugal sacrificando os funcionários públicos e os pensionistas. Faltando ao seu compromisso desculpou-se com o passado e desta vez nem se deu ao trabalho de pedir desculpa."

Jumento


"Já não temos dinheiro, já não temos esperança, já não acertamos uma na baliza e mesmo assim o passatempo dos nossos governantes incluindo aquele que desgoverna mais do que governa e tem o dom de ver as vacas a rir optam por estratégias de mentira e medo. Gaspar introduziu a moda das medidas brutais, Passos Coelho descobre desvios colossais em tudo quanto é lado menos na Madeira governada pelo seu partido, Cavaco oscila entre vacas sorridentes e apoio a medidas de austeridade sem limites, a estratégia é a do medo sem limites, como se os portugueses estivessem a ser preparados para o dia do juízo final.
(...)

Não ouvimos uma palavra que nos faça despertar a esperança, não vemos um ministro fazer algo que nos faça acreditar no futuro, assistimos a uma orgia colectiva de discursos pessimistas, ameaçadores e depressivos. Este país começa a parecer um campo de concentração gerido por doentes mentais onde quem mostre um sorriso ou manifeste a mais pequena alegria vai para a solitária até que lhe passe qualquer sintoma de felicidade."

Buraco de 4 mil milhões no próximo ano?


NO PRÓXIMO ANO????? Mas este orçamento não é da coligação? E o orçamento rectificativo não é também desta coligação? 


PUTA QUE OS PARIU!!!




















quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Entretanto a situação avança...

China a abrandar subitamente, perde metade do superavit comercial em 2 meses. Zona euro estagnada. Alemanha a caminho da recessão. Portugal em recessão. Que mais é preciso "a esquerda" provar aos idiotas que continuam a votar nos partidos do PPE por essa Europa fora?

China slows down suddenly and loses half of their trade surplus in two months. Eurozone stagnant. Germany on its way to recession. Portugal in recession. What else is needed to be proved by "the left" to the idiots who continue to vote for parties in the EPP across Europe?

China frena de repente, pierde la mitad de superávit comercial en dos meses. Eurozona estancada. Alemania en el camino de la recesión. Portugal está en recesión. ¿Qué más "la izquierda" necesita demostrar a los idiotas que siguen a votar por partidos miembros del PPE de toda Europa?

La Chine ralentit soudainement et perd la moitié de leur excédent commercial dansles deux mois. Eurozone stagnante. L'Allemagne sur la voie de la récession. Le Portugal en récession. Quoi d'autre est nécessaire pour être prouvé par «la gauche» pour les idiots qui continuent à voter pour des partis au sein du PPE à travers l'Europe?

Chinas verlangsamt sich plötzlich und verliert die Hälfte ihrer Handelsüberschuss inzwei Monaten. Eurozone stagniert. Deutschland auf dem Weg in die Rezession.Portugal in der Rezession. Was wird benötigt, um von "links", um die Idioten, die für die Parteien in der EVP in ganz Europa stimmen weiterhin nachgewiesen werden?

Música do dia

As melhores criações da Natureza...

Monica Bellucci

Sacada daqui!

O que é que os jornalistas andam a fazer?

"Denunciar a injustiça é, em qualquer sociedade, tarefa prioritária de cidadãos livres que assim se assumam. Quando os media de um país olham para a prisão insustentada de um concidadão durante cinco meses e não lhe dedicam uma única linha, mais vale mudarem-se para a Correia do Norte. São tão bons jornalistas como os jornais que lá há."


Estamos em pleno retrocesso civilizacional e o 4º poder continua a dar muito poucas provas de vida para além da cerca dos donos. Estamos literalmente entregues à bicharada.

Apanhado na rede

Sacado daqui!

Referências históricas

(imagem sacada daqui)

"Que fazer? Que esperar? Portugal tem atravessado crises igualmente más: - mas nelas nunca nos faltaram nem homens de valor e carácter, nem dinheiro ou crédito. Hoje crédito não temos, dinheiro também não - pelo menos o Estado não tem: - e homens não os há, ou os raros que há são postos na sombra pela Política. De sorte que esta crise me parece a pior - e sem cura."

Eça de Queirós, in 'Correspondência (1891)'. Sacado no Citador.

Apesar da Madeira ir a votos...

... cheira-me que naquele arquipélago continua a não haver uma democracia séria.

[ironia ON] Quaisquer semelhanças com Anadia são pura coincidência... [ironia OFF]

Querem ver que o Cavaco afinal é comuna?

«Sem falar directamente em Merkel e Sarkozy, o Presidente português considera que a "deriva intergovernamental está a contaminar o funcionamento da União Europeia" porque "em vez de uma mobilização convergente" temos "constatando a emergência de um directório, não reconhecido, nem mandatado, que se sobrepõe às instituições comunitárias e limita a sua margem de manobra".»



Parabéns a Cavaco por finalmente reconhecer um bocadinho do pensamento da "esquerda" e da "extrema esquerda"... Avante camarada! (porque ainda tem muito que aprender).

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

15O - World Evolution


PROTESTO APARTIDÁRIO, LAICO E PACÍFICO
Pela Democracia participativa.
Pela transparência nas decisões políticas.
Pelo fim da precariedade de vida.


MANIFESTO

Somos “gerações à rasca”, pessoas que trabalham, precárias, desempregadas ou em vias de despedimento, estudantes, migrantes e reformadas, insatisfeitas com as nossas condições de vida.

Hoje vimos para a rua, na Europa e no Mundo, de forma não violenta, expressar a nossa indignação e protesto face ao actual modelo de governação política, económica e social. Um modelo que não nos serve, que nos oprime e não nos representa.

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Haka laboral


Imagem sacada ao Paulo Granjo.

Especialistas em subsídios...

"Os “especialistas QREN” são aquela gente irrequieta e metediça, que gasta o seu tempo a farejar nos sítios por onde escorre o dinheiro. Tal como o drogado faz com a droga, o especialista QREN, “chupa” o dinheiro onde o pode encontrar, não se importando se faz bem ou mal."

Acender o rastilho?

"Eu repito, que rica altura. Aqui a Norte, a crise é bem forte, bem mais forte e a populaça anda capaz de cometer loucuras. Basta acender o rastilho e vai ser o bom e o bonito. Quem preferir pensar que é brincadeira minha ou ameaça de teclado não percebe ou, pior, não conhece a situação que se vive por estas bandas. A famosa retrete do Catroga à beira disto é coisa de meninos, de meninos.
Querem brincar com o fogo? Quem avisa…"

Acabar com os almoços grátis

Finalmente a taxa de juro a pagar por Portugal aos países da UE, na sequência do acordo com a troika, baixou. Ainda não baixou para os 3% que eu considero o limite máximo para a dívida ser totalmente pagável, mas é finalmente um avanço na direcção certa! Falta é acabar com as doações aos bancos de pelo menos 12 mil milhões de euros que depois são pagas por todos nós. Esse dinheiro pode ser concedido em troca de acções (a preços de mercado) ou em empréstimos. Almoços grátis é que não! E há uma coisa que me anda a deixar com a pulga atrás da orelha: se os bancos não podem falir, porque é que são privados?

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Apanhado na rede

O Nobel da Economia Prof. Dr. Wass Catar, explica bem como se deve pensar a economia actual.

1. Se em Janeiro de 2010 tivessem investido 1.000 euros em acções do Royal Bank of Scotland, um dos maiores bancos do Reino Unido, teriam hoje 29 euros!!
2 . Se em Janeiro de 2010 tivessem investido 1.000 euros em acções da Lemon & Brothers teriam hoje 0 euros !!!
3. Mas se em Janeiro de 2010 tivessem gasto 1.000 euros em bom vinho tinto ( e não em acções ) e tivessem já bebido tudo, teriam em garrafas vazias 46 euros.

Conclusão: No cenário económico actual é preferível esperar sentado e ir bebendo um bom vinho. Não se esqueçam que quem sabe beber vive:
- Menos triste
- Menos tenso
- Mais contente com a vida.

Pensem nisto e invistam na alegria de viver.

Música do dia


Beatbombers (Dj Ride + Stereossauro) - "Verdes anos remix + Jazz 1" from MPAGDP on Vimeo.

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Novamente: a falácia das gerações estanques

(imagem sacada daqui)

"Tenho 19 anos, nasci em 1992, e pretendo pagar, porque aparentemente vivi acima das minhas possibilidades, não sei se quando pedi bonecos para brincar, ou ovos de chocolate, se quando era Verão e fui demasiadas vezes à praia ou se mais tarde quando cometi o terrível erro (erro pois ao contrário de ser coisa normal ler livros é coisa estranha para “crianças” do ensino básico e secundário”) de começar a pedir livros, (...) Pois eu pago as contas que fizeram em meu nome, mas que não me venham dizer que fui culpado, ou que vivi acima das minhas possibilidades, e já agora aqui ninguém é estúpido, não venham falar para a TV em recapitalização da banca ou redução disto e daquilo como se fosse um assunto puramente técnico e que até não vai afectar ninguém, eu pago a conta mas sei que foi por irresponsabilidade de quem as fez e de quem pretende fazê-las ainda maiores para mais tarde os meus descendestes as pagarem também, sem ninguém lhes ter perguntado nada."

Alexandre Teles

Qual é o mal com os nossos custos com a mão de obra?

"O ‘Expresso’, na edição de Sábado, divulgou dados interessantes a respeito dos ‘custos do factor trabalho’, coligidos pela filial belga da Deloitte.
(...)

Portugal é o 6.º país da lista, o que conduz a diversas conclusões:

· Os empregadores portugueses têm menores ‘custos do factor trabalho’ do que os suportados por congéneres espanhóis, italianos, suecos, belgas, checos e franceses, por força da TSU ser inferior a encargos do tipo, suportados por estes últimos;

· Os ‘custos do factor trabalho’ em Portugal situam-se acima dos valores pagos por empresários alemães, holandeses, polacos, irlandeses e britânicos;

· No conjunto de países estudados, cuja contribuição para o PIB da União Europeia está muito acima dos 50%, apenas a Polónia, em termos de constrangimentos de ‘custos do factor trabalho’, poderá representar ameaças à competitividade da mão-de-obra portuguesa, por efeito da similitude do perfil de desenvolvimento económico, se avaliado face ao tecido industrial português;

· Por divergências estruturais na indústria, ou em parte dos casos por efeitos dos benefícios da PAC (Política Agrícola Comum) usufruídos por Alemanha, Holanda e Reino Unido, a nossa economia, no todo e substantivamente, está longe de poder competir com os três países indicados, tornando-se falsa a premissa dos ‘custos do factor trabalho’ ser causa da falta de competitividade nacional."

Agora vem a responsabilidade do voto...

"Com uma democracia mais ou menos condicionada, o povo da Madeira votou. É verdade que a abstenção foi a mais alta de sempre. É verdade que o PSD/Madeira ficou, pela primeira vez, abaixo dos cinquenta por cento. Mas os madeirenses reelegeram Alberto João Jardim. A sua decisão está tomada. Conheciam os factos e estiveram-se nas tintas para eles. É um direito democrático que têm. Agora vem a responsabilidade do voto."

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Economia circular

No longo prazo a economia mundial, tal e qual a conhecemos, não é sustentável. Além dos erros ideológicos, há também o grande problema dos recursos naturais serem finitos. Uma ideia a considerar para contornarmos esse problema é-nos trazida pela Fundação Ellen MacArthur - a economia circular (vejam o vídeo). Já há empresas interessadas nesta ideia. E achei curiosas certas semelhanças com o movimento Zeitgeist

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Fotografia de Boris Soloviev. Sacada daqui!

10 lições da recessão

"A edição de hoje do Jornal de Negócios (pela mão do jornalista Pedro Romano), sintetiza em 10 pontos o que a grande recessão que hoje vivemos nos ensina. 
(...)
Ficam aqui as 10 lições (entre parêntesis, a minha interpretação das mesmas e das suas implicações):"

Entretanto, a situação avança...

"Uma das escassas coisas boas da presente crise é que, pela primeira vez, a política europeia ocupa o lugar central na discussão política europeia.
Trata-se de uma grande mudança. Até há pouco, as opiniões públicas nacionais encontravam-se quase inteiramente focalizadas em matérias de política interna. Por um lado, as questões europeias permaneciam reservadas a uma restrita elite de políticos, diplomatas e, em menor escala, de gestores de empresas transnacionais. Por outro, os eleitores pediam aos políticos locais responsabilidades pela sua incapacidade de resolverem problemas que, verdadeiramente, não tinham poder para resolver.
(...)
Pondo as coisas de uma forma mais direta: não precisamos de socorro alemão, precisamos que os salários alemães congelados há uma dúzia de anos aumentem, que os impostos baixem, que o consumo e o investimento aumentem e que, por decorrência, as importações aumentem e o excedente comercial baixe."

"o Silva"

"A este “Américo Tomás do século XXI” chamou um dia João Jardim, o “sr. Silva”. Depreciativamente, conforme entendimento generalizado. Creio que não. Porque este homem deveria ser simplesmente “o Silva”. O Silva das vacas. Presidente da República de Portugal. Desgraçadamente."

Luís Manuel Cunha in Jornal de Barcelos de 05 de Outubro de 2011. Encontrado no Aventar.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma inovação educativa norueguesa

(imagem sacada daqui)

Vejam o vídeo (lamento mas não encontrei legendas em português). Fica aqui para reflexão futura...

PS: Isto também já acontece nos EUA.

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

O Jardim parece ter um dom...

... o dom de retirar a clareza de espírito a muita gente. Mário Nogueira, o que se passou?

RIP Steve Jobs

Foi uma das pessoas mais influentes na sociedade humana ao longo dos últimos 30 anos (pelo menos!).

(imagem sacada daqui)

Obrigado Steve Jobs!

Custou mas conseguiu-se!


À quase 3 semanas ninguém prestava atenção nenhuma ao Occupy Wall Street. Hoje já aparecem diariamente notícias sobre as manifestações nas cidades norte americanas.

O mesmo está a acontecer com o 15 de Outubro...

Dá-lhes Palmira!

A Palmira F. Silva destrói mais uns quantos mitos mediáticos neste excelente artigo. Mais uma vez, aquilo que não passa nas televisões, encontra-se na net!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

A verdade acerca da economia em 2:15 minutos



Vídeo encontrado no Ladrões de Bicicletas

Goldman Sachs rules the world

"Assumindo que António Borges não está a agir por conta própria, parece que temos o FMI a dizer que a austeridade é boa, sim senhor, mas que deve ser selectiva (i.e. só para o Estado), e o Banco de Portugal (e o BCE) a dizer que não, que o que é preciso é austeridade para todos, incluindo a banca. Talvez fosse interessante saber o que pensa o governo português desta matérias e, já agora, se tenciona participar neste tipo de debate."


NDR: António Borges já foi um dos vice-presidentes da Goldman Sachs.

PSD a assumir culpas do que quer que seja?! Naaaaaaaaaaaa...

"Como não dá jeito nenhum constatar o óbvio, que Alberto João Jardim é de direita, continuador do regime de antes do 25 de Abril que nunca chegou à Madeira, a direita continua a despejar megabytes tentando associar o construtor de estradas que servem duas ou três casas ao pobre Keynes, que tem as costas largas."

A lei da rolha f****-se

"Só vejo vantagens no relatório da PSP e na informação de que há infiltrados do SIS no movimento social, por mais pidescas que sejam essas notícias. O PCP esteve bem ao exigir que o Ministro da Administração Interna se explique e que obrigue as forças repressivas do Estado a tornar público em que organização andam a meter o bedelho. No meio do barulho uma coisa é certa, a lei da rolha que se verificava nos meios de comunicação, fodeu-se."

Qual é a ideia da direita?...

"Com as vacinas em dia, leiamos este artigo de Vasco Graça Moura no DN de hoje, do qual aqui transcrevo estes sugestivos parágrafos:

«Os problemas imediatos da Europa e de um país falido como o nosso não se resolvem com cortejos da ideologia desfilando nas ruas e avenidas e movimentos de massas. Tão pouco se resolvem com bloqueamentos do aparelho de Estado cujos resultados só podem ser negativos.
Como a situação vai piorar, as reacções corporativas tendem a agravar-se. Se não houver autoridade, rapidamente se chegará a uma situação de desregramento e conflitualidade social de consequências imprevisíveis.»

Não vou sequer mencionar o quão impossível teria sido este artigo há uns meses, nem o aproveitamento que a direita fez na anterior legislatura das manifestações de rua e o quanto estas lhe convieram. Como já percebemos, essa é a desfaçatez característica de gente politicamente rasca.
Mas acontece que este governo e os seus fanáticos admiradores estão manifestamente a descontrolar-se no que respeita à agitação social. Revelam-se mais agitados do que os potenciais agitadores. Será mesmo assim?"

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Católicos hipócritas e filhos da puta

O Porfirio Silva, autor do excelente blog Machina Speculatrix ganhou uma série de problemas desde que resolveu contar a sua história com a Universidade Católica (Partes 1, 2 e 3). É engraçado como costumam ser os sectores mais conservadores, e que andam sempre com os "bons costumes" e a "boa moral" na ponta da língua, que depois se comportam como autênticos animais. Entre estes e os que andam constantemente com o "caralho" na boca, sinceramente não sei qual é a diferença. Má educação é sempre má educação...

Outro exemplo de como os sectores conservadores da nossa sociedade não sabem lidar com opiniões diferentes foi a ameaça de bomba anónima à Conferência sobre o futuro da liberdade. Custa-lhes mesmo lidar com a liberdade... dos outros!

Mas este problema tem uma raiz que vêm da cultura de intolerância imposta durante séculos pela Igreja Católica, pelo menos no que se refere ao espaço físico de Portugal. Fora do país também se vêm exemplos de como os sectores conservadores não sabem lidar com outras opiniões (vejam o vídeo). E a razão para tal é muito simples: não têm argumentos! Por isso é tão habitual nas campanhas da direita (leia-se principalmente PSD e CDS) aparecerem ataques de pura má-fé. É mesmo uma questão de inferioridade cultural dos sectores conservadores...


O pessoal que não se resigna aos humores destes pequenos salazares pode também aprender com o vídeo, para começarmos a dar-lhes o troco devido...

PS: Nem de propósito, já depois de ter escrito este post, apanhei hoje uma entrevista do Reitor da Universidade Católica na RTP-N, na qual ele afirma que "é preciso dar mais espaço à sociedade civil". Que filho da puta hipócrita... E escrevo isto com toda a certeza sobre a actividade sócio-económica da respectiva mãe, pois isto é tudo fruto da educação que foi recebendo!

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Arruaceiros...


Cartoon sacado daqui!

Falhei o 30 de Setembro

Mas vou sempre a tempo...

(Imagem sacada daqui)

Os tementes a Deus não devem clicar neste link!

O Jardim precisa de um exame psiquiátrico...

Cartoon sacado daqui!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Despesas PRIVADAS de saúde muito acima do recomendado

"«Portugal apresenta melhores indicadores de qualidade e tem menos despesa per capita que a média da OCDE», uma inspecção do Health at a Glance indica que Portugal, em 2008, era o país do euro (e o 4º em toda a OCDE) onde os cidadãos mais custearam, em percentagem, as despesas de saúde. Nesse ano, pagámos quase 30% dos gastos totais com saúde, uma percentagem não só acima das médias da OCDE e da zona euro, para os países em que há dados, como muito acima daquela que a Organização Mundial de Saúde recomenda."

700 detidos numa manifestação pacífica

(imagem sacada daqui)
Parece coisa de país de terceiro mundo ou de ditadura. E, se calhar, até é... Aconteceu nos Estados Unidos da América. Cliquem aqui para ver o vídeo.

10.000 visualizações!


Obrigado a todos os leitores e viajantes da web pela atenção dedicada. Deixo um agradecimento especial a todos os que comentaram neste blog.

PS: Em breve farei uma reformulação do blog. Por favor, não se assustem!

domingo, 2 de outubro de 2011

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

Passitos, toma lá um conselho de amigo! (Parte 3)

Porra Passitos! Já me fizeste entender porque tiveste de tirar o curso numa universidade privada de baixa reputação: essa cabecinha linda não dá para mais...

Mas vou tentar explicar melhor a estupidez da atitude do governo ao veicular notícias sobre "previsões" de tumultos: 

Após o PREC, não sei de mais tumultos em Portugal. Houve manifestações fortíssimas, bloqueios de estrada, etc e tal, mas até agora só vi a polícia a carregar sobre manifestantes e nunca o contrário. Mesmo no PREC não houve grandes tumultos: houve manifestações gigantescas e numerosas, com raros relatos de distúrbios. Só que além disso aconteceram atentados. Querem provocar atentados?! Não entendo... É que há muito maluco em 10.5 milhões de portugueses.

O uso dessa palavra tumultuosa só serve para acicatar os ânimos, criando condições para que grupos ou pessoas se tornem mais audazes. 

Pode também ser pura má-fé do governo: arranjar desculpas para introduzir "elementos desestabilizadores" no meio das manifestações - estou a pensar, por exemplo, na de 15 de Outubro -, uma táctica que foi usada contra os Indignados espanhóis, foi habitualmente usada nas manifestações anti-globalização e é usada nas manifestações em torno das reuniões dos líderes globais.

Passitos, só mais um recado: está-me a dar gozo ver que sentes o cu apertado...

PS: Passitos, desta vez vão pagar as horas extras aos polícias?

Já se está mesmo a ver o filme

A Justiça tem destas coisas: pode ser manipulável. O caso de Isaltino corre o risco de prescrição porque todos os recursos (creio que não ganhou nenhum...) são entregues no limite final do prazo legal. Vá lá que este último foi entregue só 3 dias antes do final do prazo...

Problemas que vêm de à muito tempo...

sábado, 1 de outubro de 2011

Links para o fim de semana

Música do dia

As melhores criações da Natureza...


Sacada daqui!

1 de Outubro

Neste dia, em 1774, o Marquês de Pombal encerra um dos períodos mais negros da História portuguesa ao extinguir a Inquisição. Hoje é o poder económico e financeiro (aliado sempre a uma Igreja Católica muito oportunista e pouco cristã) que procura limitar a liberdade dos cidadãos - a independência económica dá liberdade aos cidadãos, e muita!... Hoje é dia de MANIF!!!

(imagem sacada daqui)

Será que é desta?

(imagem sacada do Diário de Notícias Madeira)

Pelo que percebo da campanha madeirense, Jardim continua o mesmo troca-tintas do costume e debita números para confundir, e sempre ajudado por comunicação social sustentada com dinheiros públicos. A Diocese do Funchal também está enterrada até ao pescoço com o tomate saltitante (alguns leitores perceberão agora melhor porque o laicismo é tão importante).

Uma boa parte da retórica nos últimos dias tinha sido à volta da divisão da dívida em directa, indirecta e administrativa. Repararam como ontem ninguém se interessou pelas partes das dívidas que são directas, indirectas, ou ainda mais indirectas? Pois foi assim que Portugal foi tratado pela troika... 

Convém comparar o que é comparável: a dívida total portuguesa é de 160.5 mil milhões enquanto a dívida total da Madeira é 6.328 mil milhões de euros. Estão incluídas todas as dívidas directas, indirectas e administrativas. A dívida per capita dos madeirenses é de 24.913 euros e a dos restantes portugueses é de 15.047 euros – 10.000 euros de diferença. 

Não devia ser exigido aos madeirenses nem mais nem menos que a todos os portugueses. Mas eu às vezes pergunto-me até que ponto os madeirenses se sentem realmente portugueses quando aparentemente se preparam para reeleger o indivíduo que meteu um défice orçamental de 23% só no ano de 2010! (repito: 2010! - com Portugal a ver as taxas de juro a serem atacadas, os neoliberais da UE a exigirem sangue e a Grécia na bancarrota) e que depois ainda insulta os continentais! 

Gostava que os madeirenses me dissessem, muito a sério, se são portugueses… 

Seja ou não seja reeleito Jardim, o fisco madeirense tem de voltar para a alçada do Ministério das Finanças. E caso Jardim seja reeleito, a Assembleia da República devia nomear um governador económico e financeiro para a Região Autónoma, durante o período em que terá de haver o congelamento de muitas das transferências do “continente” para a Madeira. Não se pode confiar em Jardim, nem se deve! E ontem já tivemos uma amostra da fidelidade ao dono. Estas reacções de tipo canino comovem-me...

I love NY... and San Francisco... and Boston...


Go New York! (2 weeks! - Congratzzzzzzz)


Go San Francisco!


Go Boston!