Sinceramente, parece-me que temos um monte de idiotas à frente da UE e de Portugal. Não é preciso saber muito de Economia para entender que gerir uma empresa ou um orçamento familiar é muito diferente de gerir um país ou uma zona económica e monetária. Vejam o vídeo, de quem sabe alguma coisa do assunto (é muito diferente do que vocês vêm todos os dias nas TVs...):
quinta-feira, 31 de março de 2011
Reorganização territorial
Este tema já foi abordado aqui, no entanto li hoje uma notícia que vem dar força à necessidade de se fazer uma reorganização territorial. Como admite o próprio Presidente da Junta de Freguesia de Óis do Bairro ("Como sempre, vivemos com pouco"), o dinheiro não abunda. Sei que a Junta de Freguesia procura fazer o melhor possível com os poucos recursos que tem ao dispor, mas a magreza da conta bancária é proporcional à população e o poder reivindicativo junto da Câmara idem idem, aspas aspas. Basta olhar para o mapa e ver o tamanho da freguesia para perceber que não pode viver lá muita gente. Portanto, fica aqui a dica: freguesias com "massa crítica" em população, área e eleitores normalmente têm melhores hipóteses de fazerem investimentos mais fortes no desenvolvimento das suas localidades...
quarta-feira, 30 de março de 2011
É a Economia ESTÚPIDOS!!!!!
Não é a falta de confiança dos mercados, não é a austeridade que não foi a suficiente, não é por o governo ter caído, não é o peso excessivo do Estado na Economia, não é por terem revogado a avaliação dos professores. A razão porque o país está a pagar juros altíssimos é porque NÃO HÁ CRESCIMENTO ECONÓMICO, E S T Ú P I D O S !
terça-feira, 29 de março de 2011
Entretanto, a situação avança...
Já aqui falei da imprensa suave que temos por cá. Fica aqui mais um péssimo exemplo do que se passa neste país...
E enquanto os jornais não falam, juntam-se vozes para uma convergência de esquerda, entre Bloco, PCP e independentes da Geração à Rasca. Isto promete... Falta saber se conseguem chegar a um bom programa de governo, sem extremismos que os afastem do eleitorado de centro-esquerda. Até porque cada vez mais chegam avisos de gente com experiência sobre a inutilidade e perigosidade da vinda do FMI. E chegam cada vez mais sinais de que não é só em Portugal que os eleitores estão a ficar fartos das políticas neoliberais que estão a afundar a UE. Parece até que já há quem veja a luz no PSD!
segunda-feira, 28 de março de 2011
Neoliberalismo
O liberalismo (e neoliberalismo, que uma coisa já se confunde com a outra...), grosso modo, defende a total liberdade dos agentes económicos, relegando o Estado para intervenções mínimas e apenas em sectores não lucrativos da economia. Foi a teoria política e económica dominante até à Grande Depressão dos anos 30, e ressurgiu em força a partir do início dos anos 80 com Ronald Reagan nos EUA e Margaret Thatcher no Reino Unido. Muita gente pensou que o neoliberalismo estaria morto e enterrado depois de ter levado às 2 crises mundiais mais graves de sempre. Infelizmente, o contra ataque mediático foi fortíssimo e os cidadãos não se informam sobre as consequências. Há prémios Nobel da Economia, como Krugman e Stiglitz, que tentam explicar porque o neoliberalismo não serve neste momento, mas o que nos aparece nas televisões são os deprimentes Medina Carreira, Cantiga Esteves e respectivos comparsas. Para saberem mais LEIAM! E, acima de tudo, fixem isto: esta é uma teoria POLÍTICA e os fundamentos económicos estão errados!
PS: Este post está ligado ao post sobre Globalização...
A m**** de Globalização que temos
Desde à muitos anos que se multiplicam as manifestações contra a globalização. Ou melhor, contra esta globalização que vivemos. Inclusivamente, já morreram pessoas nessas manifestações. Mas a Portugal chegam apenas as informações que são manifestações violentas de anarquistas (mentira!) e nunca vi na televisão, na rádio ou nos jornais a explicação das razões que levam pessoas a pôr as suas vidas em risco. É aquilo a que Cavaco apelidou de "imprensa suave": a informação que nos é disponibilizada é apenas o ponto de vista de uma (ou de poucas) das partes envolvidas. Neste caso, apenas se viu, ouviu e leu o ponto de vista das elites económicas: a globalização era um processo inevitável (correcto) e tinha de ser efectuada pelos cânones neoliberais (errado!). O resultado está à vista na crise europeia em que estamos atolados. Ainda alguém quer chamar de malucos aos manifestantes antiglobalização?
domingo, 27 de março de 2011
Censos 2011
De 10 em 10 anos existe o bom hábito de se fazer o Recenseamento Geral da População, ao qual se junta o Recenseamento Geral de Habitação, que este ano até pode ser preenchido pela internet. Tudo muito bem, até ao momento em que se chega à questão 32 do Censo da população (a da imagem em cima). Mas que raio é isto???!!! Então o INE está a pedir para os falsos recibos verdes mentirem? Na internet circula um pedido, que eu apoio, para que todos os falsos recibos verdes escolham a opção 6 ("Outra situação") e depois apresentarem a sua situação e uma reclamação no espaço das "Observações". Mas a coisa fica ainda mais negra quando aparece esta notícia, e afinal já nem são só os falsos recibos verdes que têm de mentir: a política destes censos é mesmo de mascarar a realidade. E agora eu pergunto: com que autoridade anda o INE a gastar o dinheiro dos meus impostos em fantochadas?
Dia Mundial do Teatro
Enquanto, um pouco por todo o país, se celebra hoje o Dia Mundial do Teatro, Anadia vai ser original e vai celebrar apenas no dia 8 de Março. [ironia on] Duas semanas de atraso, não está mal não senhor... Já agora, porque não celebrar o Dia de Portugal também com duas semanas de atraso? [ironia off]
sábado, 26 de março de 2011
Tudo o que o filósofo de algibeira, e respectivos comparsas, merecem ouvir
Depois de todos os PECs, já ninguém neste país quer voltar a ouvir falar de Sócrates. Hoje e amanhã, dias de eleições no PS, a manada reconduz quem está a atirar o seu próprio partido para a fossa. Garanto-vos que já vi muitas asneiras a serem feitas na arena política, mas esta entra facilmente para qualquer Top que me lembre de fazer. Mesmo sendo um animal de campanha e um político bem mais consistente que Coelho, o PS assinou hoje a sua certidão de óbito eleitoral por muitos anos. Adivinha-se facilmente o desfecho: com o pior líder que era possível escolher nesta altura, o PS vai ter o seu pior resultado eleitoral de sempre. Graças à bovinidade e falta de coragem dos militantes do PS e graças também à cegueira e arrogância de Sócrates. O que aconteceu ao partido que guiou Portugal à democracia nos tempos do PREC? VENDEU-SE! E estão neste boletim de voto.
sexta-feira, 25 de março de 2011
O maior movimento popular da História da Humanidade
Este sábado às 20:30! Uma hora de luzes apagadas! Para mim vai ser um jantar à luz das velas... ;)
ADENDA: Somos muitos!
quinta-feira, 24 de março de 2011
Cromos da nossa terra
Não tem nada a ver com isto. Esses são cromos dos bons. Eu hoje venho aqui falar dos cromos racistas que pululam por Anadia. A maior parte das vezes é um racismo envergonhado, só entre os "brancos", e quando os "pretos" aparecem a conversa muda logo de figura. Só que o que está latente de vez em quando vem ao de cima, e o que mais me preocupa é ver gente jovem a reproduzir essa conversa sem sentido e perigosa, até para os próprios racistas. E não é difícil saber de onde vieram essas ideias, não é "queridos" papás? Pois fiquem a saber que esses "pretos" deixam dinheiro nesta terra e põe comida na mesa para muitos desses papás "brancos" e desses filhotes "branquelas" [ironia on] tão queridos e tão bem ensinados... [ironia off] que sem eles podiam estar sem trabalho. Cuspir no prato em que se come revela bem a inteligência desses "copinhos de leite". Ao contrário da inteligência dos "negros" que cá estão. Racistas: cresçam e apareçam! E nunca se esqueçam que somos todos, apenas e só, humanos. Tudo o resto é TRETA.
Governo ao charco. Vivam as eleições!!!
Verdade seja dita, o ar já se estava a tornar irrespirável neste país. Não há garantias nenhumas de que o ambiente desanuvie só porque há eleições daqui a 2 meses, até porque não estou a ver a "Geração à Rasca" a voltar a votar PS ou PSD nos próximos anos, mas pelo menos há a hipótese de debater ideias (chamem-me lírico, mas a política é isso...) e escolher a melhor alternativa para o país. Os melhores colocados para esse fim são, para já, o Bloco de Esquerda e o CDS. O PCP pode vir a ser a grande surpresa destas eleições.
Mas o problema é se a maioria, em estado bovino, vota nas opções escondidas no boletim de voto:
E não há garantias que uma dessas opções não seja também o CDS...
Imagem indecentemente roubada daqui, e que já tinha sido gamada ali. Ladrão que rouba ladrão...
quarta-feira, 23 de março de 2011
Centrinho
terça-feira, 22 de março de 2011
Publicidade Institucional
Ontem foi o Dia Mundial da Poesia. A Biblioteca Municipal, bem a propósito, fez um concurso de poesia. Os poemas concorrentes estão agora expostos no átrio e aguardam votação. Ide lá que só faz bem...
PS: Ontem também foi o Dia Mundial da Floresta, em Ano Internacional das Florestas, e hoje é o da Água.
Agradecimento
O drama de Pedro Passos Coelho: Cavaco!
Cavaco não gosta de quem não vai periodicamente beijar a mão ao aspirante a ditador de Boliqueime. Por isso Cavaco não gosta de PPC. Aliás, tudo fará para sabotar, discretamente, esta liderança e colocar então algum acólito seu (fala-se muito de Rui Rio...) na presidência do PSD. Triste sina a deste partido: é manietado por um facho que já entregou o cartão de militante à muitos anos, não se acha político e afirma estar acima dos partidos. Por aí (também) se entende esta mudança estratégica de PPC e agora já lhe interesse ir a eleições: é agora ou nunca! Pessoalmente, desejo que seja agora e que tenha uma derrota exemplar nas urnas, tal e qual teve Manuela Ferreira Leite, a acólita preferida de Cavaco. E talvez então o PSD possa voltar a ser social-democrata e varrer para o caixote do lixo da História os 25 anos de podridão liberal em que se atolou...
Maria Malandrona
segunda-feira, 21 de março de 2011
PS sem S, PSD sem SD
É exactamente o que lêem no título: estes partidos renegaram completamente a sua génese histórica. Tornaram-se apenas partidos, siglas, clubes para concorrer a eleições e disputarem o poder. Se o PS já tinha metido o socialismo na gaveta ainda durante a liderança de Mário Soares, agora até a social-democracia parece em vias de extinção no Largo do Rato. E o PSD, já se sabe muito bem que se tornou o refúgio dos fachos disfarçados de democratas. Por isso o neo-liberalismo lhes assenta tãããão bem! Talvez seja isso a degradação "dos valores" e "da democracia" que tanta gente por aí apregoa...
O "nosso" Presidente??!!!!!
Não me é possível reconhecer Cavaco Silva como Presidente da República. Simplesmente porque ele não está nem perto de ter nível para ser o representante máximo da Nação. Pode ser o presidente de alguns portugueses, mas meu Presidente não é! O que é que se há-de dizer de um facho? Nada, até porque já está tudo dito. Exoneração já! Ou ainda nos arriscámos a voltar a uma ditadura... Que é o que Cavaco quer! Mas acho que este marciano já não volta a enganar ninguém...
Ainda às voltas com os crucifixos
Então não é que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos deu o dito por não dito? Nem de propósito, já havia discutido este assunto com o Paulo "Cagido". Esta discussão reproduz-se facilmente pela blogosfera, e por isso deixo-vos com dois links onde este assunto está a ser debatido. Quanto a mim, mais uma vez não se está a respeitar a separação entre Religiões e Estado.
domingo, 20 de março de 2011
A Educação dos anadienses
Depois da polémica em que me envolvi no ASG, que levou à minha estreia como blogger no Aventar, venho agora congratular-me com as Jornadas Culturais do Colégio de Famalicão. Deixo, no entanto, um aviso: cultura há muita, e convém dar o maior leque possível de opções culturais aos alunos. Por exemplo, já pensaram em introduzir José Saramago aos alunos? Ou apresentar “O despertar da Primavera” de Wedekind?
Japão em luto
Depois do terramoto e do tsunami, o pesadelo nuclear. Tudo isto no país que é considerado o mais avançado tecnológicamente do mundo. É uma lição recorrente: o Homem que nunca se esqueça que é parte da Natureza. Felizmente parece que se caminha para o controle do acidente nuclear. Nem quero imaginar o que aqueles corajosos engenheiros vão sofrer no futuro. De qualquer forma, é um acidente nuclear de nível 5 em 7 níveis possíveis. E os franceses afirmam até que já está no nível 6…
PS: Alguém imagina o que aconteceria em Anadia com um terramoto de magnitude 6.0? (Nota: O terramoto no Japão foi de magnitude 8.9)
PS2: Não são os terramotos que matam pessoas. São as construções a ruir que matam...
sábado, 19 de março de 2011
O estado democrático de Anadia
Enfim... Responder é diferente de responder torto. Por estas e por outras é que Anadia continua um atraso de vida. O que vale é que há limitação de mandatos e Litério Marques não se pode recandidatar à Câmara. Ainda bem, porque voltar a pôr na Câmara Municipal quem nem um programa a sério apresentou a eleições já era demais! Nem que seja só por isso, já vejo as próximas eleições autárquicas com outros olhos. Precisa-se de projectos políticos coerentes como de pão para a boca nesta terra!
Geração à Rasca
É uma dádiva do destino que este blog arranque logo após a maior manifestação em Portugal desde o 1º de Maio de 1974. Foi impressionante o que se passou no país no dia 12 de Março de 2011. Sem partidos ou sindicatos envolvidos! Apenas a internet, a nova arma do povo, chegou e sobrou para o pretendido. Apareceu gente e mais gente que quer outro modelo de sociedade, sem as "inevitabilidades" dos economistas que afinal são ideologias políticas bem definidas e que já deram maus resultados no passado, por VÁRIAS VEZES!!! Agora, fala-se de uma nova manifestação no próximo 25 de Abril, lançam-se imensas propostas no Fórum das Gerações, formam-se grupos regionais e talvez apareçam novos partidos. A classe política autista, aquela que vive para si mesma, desvaloriza, ignora e achicalha 300.000 portugueses, mais os que não foram mas também sofrem na pele com a precariedade. Estão a cometer um erro fatal, até porque me cheira que o país, nesta situação, não vai ser pacifico por muito mais tempo...
sexta-feira, 18 de março de 2011
Anadia e os Colégios de S. João Bosco e de Nª Srª da Assunção
Não podia deixar de fazer referência à minha estreia como blogger, simpatia de um outro blogger, no Aventar. Fica agora aqui também, em estéreo, para a posteridade e para a actualidade:
Em Anadia, os pais dos alunos de dois colégios, o Colégio São João Bosco (mais conhecidos aqui pela alcunha “os padres” ou “os Salesianos”) e o Colégio de Nossa Senhora da Assunção (conhecido pela alcunha “as freiras”) aderiram ao Movimento SOS Educação ( e, nas “freiras”, chegaram a encerrar a respectiva escola.
Ambos os colégio se situam a menos de 1,5 quilómetros da EB 2,3 de Anadia (conhecido por “o ciclo”) e da Escola Secundária Camilo Castelo Branco (o “liceu”).
Ambos os colégios cobram uma jóia por todas as candidaturas de novos alunos, cobram mensalidades (apesar de eu não ter conseguido apurar se são todos os alunos que a pagam) e seleccionam apenas os melhores alunos e que não provenham de famílias problemáticas. Como é fácil de deduzir, os alunos destes dois Colégios apresentam médias nos Exames Nacionais superiores aos alunos do Liceu, com algumas honrosas excepções. Ou seja, é nos Colégios Católicos que são formadas as elites anadienses desde há décadas, e na opinião dos párocos de Anadia nem seriam necessárias as escolas estatais: “os Colégios servem a comunidade de Anadia há décadas, antes da existência das escolas estatais, sendo este um ataque a estabelecimentos de ensino públicos de gestão privada, onde só não entram todos os candidatos, porque o Ministério da Educação não permite a abertura de mais turmas”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)