domingo, 27 de março de 2011

Censos 2011



De 10 em 10 anos existe o bom hábito de se fazer o Recenseamento Geral da População, ao qual se junta o Recenseamento Geral de Habitação, que este ano até pode ser preenchido pela internet. Tudo muito bem, até ao momento em que se chega à questão 32 do Censo da população (a da imagem em cima). Mas que raio é isto???!!! Então o INE está a pedir para os falsos recibos verdes mentirem? Na internet circula um pedido, que eu apoio, para que todos os falsos recibos verdes escolham a opção 6 ("Outra situação") e depois apresentarem a sua situação e uma reclamação no espaço das "Observações". Mas a coisa fica ainda mais negra quando aparece esta notícia, e afinal já nem são só os falsos recibos verdes que têm de mentir: a política destes censos é mesmo de mascarar a realidade. E agora eu pergunto: com que autoridade anda o INE a gastar o dinheiro dos meus impostos em fantochadas?


Mais, os recenseadores estão a trabalhar a recibo verde (falso, pois têm horários para cumprir...) e são escandalosamente mal pagos. Há muita gente no INE que tem de ser posta no olho da rua... Incompetências destas não são aceitáveis em nenhum país do 1º mundo!

Por fim, faço aqui uma chamada de atenção: há empresas ou empresários, habitualmente conhecidos por patos-bravos ou chico-espertos, que cobram pelo preenchimento dos inquéritos. Para quem não sabe, há gabinetes de apoio GRÁTIS em cada Junta de Freguesia e uma página de esclarecimentos na net.

2 comentários:

  1. Eu não consigo perceber qual é o escândalo à volta deste tema. É óbvio que um trabalhador a "recibos verdes" por conta de outrém é um trabalhador como outro qualquer com a particularidade de passar recibos sempre à mesma empresa e ao seu único patrão. Qual é a dúvida? Que mania de criticar tudo e todos...

    Entendo o argumento, mas não se aplica nesta situação estatística. A maioria dos portugueses quando vê um acidente na estrada é orçamentista; agora também são estatísticos? Fogo! Quem preparou a estatística, de modo a responder às necessidades estatísticas do País, achou por bem que seja assim. Ninguém perguntou nada a ninguém e tem toda a legitimidade para o fazer desta forma como se fosse doutra qualquer.

    É a minha opinião...

    ResponderEliminar
  2. Bandeira, a questão é que se se tratam de recibos verdes ilegais, então estão a pedir para mentir. Se pusessem lá uma opção do género da que está na nota informativa via-se qual é a dimensão dos recibos verdes ilegais neste país. Até podia servir para guiar futuras políticas de emprego e mudanças de legislação laboral. Assim vai-se continuar a especular números, logo esta pergunta do inquérito de nada vai valer.

    ResponderEliminar