quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os parques servem também para desenvolver áreas urbanas (parte 3)

(imagem sacada do googlemaps e editada por mim)

Continuando a minha saga sobre a criação de zonas verdes e desenvolvimento da malha urbana de Anadia (partes 1 e 2), vou-me debruçar um pouco sobre a zona sul da cidade.

Existem dois terrenos próximos um do outro, em que um deles deve ser usado para criar um segundo parque urbano, com parque infantil e um campo desportivo: o terreno da antiga fábrica de cerâmica (delimitado a vermelho) e o terreno do antigo estádio municipal (delimitado a azul). 

A minha preferência vai para a criação do parque no terreno da fábrica e a construção de moradias no terreno do estádio. O terreno da fábrica já possui um "monumento" que, desde que esteja em boas condições estruturais, se torna imediatamente num elemento único e capaz de simbolizar a tradição anadiense de produção de cerâmicas: a chaminé (assinalada com o círculo vermelho). Além disso, a orientação do terreno, com um monte a poente, desaconselha a construção de habitações aqui.

Não sei a quem pertence o terreno entre o antigo estádio municipal e a Rua de Trás (o triângulo delimitado a azul), mas convinha incluir esse terreno na remodelação daquela zona, pois isso possibilitaria abrir uma rua entre a Rua dos Olivais e a Rua de Trás / Av. das Laranjeiras (assinalada a amarelo) que, além de permitir a passagem sem problemas de autocarros e camiões entre a Av. Eng.º Cancela de Abreu e a Av. das Laranjeiras, teria uma orientação nascente-poente excelente para a construção de habitações ou de prédios de 2/3 pisos.

O que eu proponho é que a Câmara Municipal "dê" o terreno do estádio para construção a um empreiteiro em troca da abertura do tal arruamento entre a Rua dos Olivais e a Av. das Laranjeiras e da construção do parque no terreno da antiga fábrica de cerâmica. Note-se que este parque fica já próximo da Póvoa do Pereiro, beneficiando toda população a sul de Anadia, incluindo as novas urbanizações que têm sido para lá construídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário