quinta-feira, 21 de abril de 2011

O PDM já fez estragos!


Já à bastante tempo que ando para fazer um post sobre um dos grandes problemas da nossa terra: as casas degradadas. Mesmo perto do centro de Anadia, em frente aos edifícios amarelos, foram recentemente demolidas duas casas que já estavam em avançado estado de degradação. Duas casas "gémeas" que eu sempre lá vi e que foi com pena que verifiquei o seu abandono. A demolição talvez tenha sido mesmo a melhor solução para aquela situação.

O programa de Regeneração Urbana devia incorporar soluções para estes casos de propriedade privada que claramente desvaloriza todos os imóveis à sua volta, e que chega a ser perigoso para quem passa na via pública (por favor, reparem nos papéis que estão nas janelas da casa em frente à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo). Até vos conto o que vi naquela casa brasonada em frente ao supermercado da Cooperativa Agrícola:
à uns tempos, enquanto estava parado nos semáforos, pura e simplesmente caiu um pedaço de cimento da varanda em cima do passeio. Não era um pedaço muito grande, mas imaginem só o que um pedaço de cimento a cair de 3 metros de altura pode fazer à cabeça de uma pessoa que tenha o azar de lá estar a passar... Casos destes repetem-se não apenas em Anadia, mas em todas as localidades do nosso concelho. E há responsabilidades públicas nesta situação...

Como todos aqui em Anadia sabem, nunca chegou a ser concluída a revisão do PDM, coisa que já devia ter sido feita à mais de uma década. O que aconteceu foi a desorganização total do território, com expansão das zonas urbanizadas literalmente "ao Deus dará", pois dizer a alguém que o terreno que têm ali junto à estrada/caminho não serve para construção custaria votos e perda de poder partidário. Por falta de "tomates" e de uma visão para o desenvolvimento do território chegámos a uma situação em que não havia interesse em recuperar os imóveis no centro das localidades. Os resultados estão à vista, com desvalorização de tudo o que existe no centro das localidades. E ainda com aumento dos custos actuais e futuros com as redes viárias, de água e de saneamento. Por isso é tão importante que se defina de uma vez por todas qual vai ser a estratégia de desenvolvimento do território a médio prazo. Vamos continuar com a expansão das zonas urbanizáveis um pouco por todo o concelho, ou vamos criar condições para a valorização dos imóveis já edificados? A resposta tem de vir num PDM que já é caso de polícia...

Nota: a imagem publicada é de uma casa em Póvoa, concelho da Mealhada, e que foi sacada daqui. No entanto achei que a imagem ilustra na perfeição o que vemos um pouco por todo o concelho de Anadia, e por isso decidi utilizá-la para ilustrar este post.

Sem comentários:

Enviar um comentário