sexta-feira, 3 de junho de 2011

Liberalismo é ganância à solta

 
O capitalismo é uma forma de organização económica de uma sociedade. Eu, por exemplo, sou capitalista. Gosto que exista iniciativa privada, e gosto que a iniciativa privada seja premiada com lucros, quando os merece.

O segredo do sucesso do capitalismo, na minha humilde opinião, é conseguir tornar um instinto egoísta (juntar dinheiro) em algo que é útil para a sociedade (criação de empregos, criação de riqueza que é redistribuída por via de impostos, inovação tecnológica, só para dar alguns exemplos). Portanto, a energia básica do capitalismo é a ganância que existe dentro de cada pessoa, ou, dito de uma forma mais suave, o desejo que cada um tem de melhorar as suas condições de vida por comparação com os que o rodeiam.

Portanto, estamos a lidar com um instinto destrutivo, que os cristãos facilmente identificam como um pecado mortal (a ganância) que tem sido regulado de forma a que uma parte dos lucros de uma pessoa ou de uma empresa vá servir a sociedade (bons salários, impostos sobre os rendimentos, segurança social, saúde, etc...). 

O que os liberais, principalmente o PSD, mas também o PS e o CDS, apresentam como programa de governo a eleições, e que também vem no acordo que assinaram com a troika, é que a ganância não deve ter limites. Ainda para mais, alguns destes partidos conseguem ter o apoio explícito de organizações da Igreja Católica. Como é que este conjunto de pessoas consegue andar de cabeça levantada na rua é para mim um mistério...

Sem comentários:

Enviar um comentário