quarta-feira, 25 de maio de 2011

Este PSD é (a) sério?!...


Voltando novamente ao artigo de opinião assinado por Henrique Fidalgo, Presidente da CP da JSD de Anadia, no JB da passada 5ª feira, há aqui uma afirmação caricata que merece que se "abra a pestana" para a seriedade da campanha do PSD.



Diz H. Fidalgo que "a ciência económica está munida de ferramentas capazes de fazer previsões e desenhar cenários". 1º erro: não existe a "ciência económica", existe uma ciência social chamada Economia (esta é de palmatoria...). Acontece que as ciências sociais estudam "os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos". É uma ciência bem diferente das ciências exactas e das ciências naturais, cujas leis e teorias são universais até prova em contrário. Nas ciências sociais, como a Economia, as teorias dependem do contexto e de simplificações e suposições sobre qual vai ser o comportamento humano, o que leva ao 2º erro: as previsões económicas dependem sempre do contexto e da evolução das relações humanas. Não é por acaso que as previsões económicas são revistas várias vezes ao ano por todos os organismos nacionais e internacionais com responsabilidades económicas (FMI, Banco Mundial, Comissão Europeia, BCE, OCDE, Governo, Banco de Portugal, etc e tal...). Nunca há previsões económicas absolutas, e as vezes em que acertam são raríssimas(!!!). O H. Fidalgo devia estar a falar de modelação económica, que é a capacidade de reduzir problemas económicos reais a representações úteis e matematicamente tratáveis. Mas se os modelos microeconómicos já são complicados e apresentam várias falhas, então os modelos macroeconómicos pura e simplesmente falharam. E falharam porque tinham por base as teorias liberais que o PSD defende e propõe implementar em Portugal. Não admira por isso que a campanha do PSD se resuma neste momento ao ataque do Governo PS, esquecendo quantas vezes o apoiou e esquecendo que fez igual ou pior sempre que foi Governo. É o "olhem para o que eu digo, não olhem para o que eu faço" junto com uma tentativa de fazer dos portugueses novas cobaias para uma experiência que nunca trouxe nada de bom para os países onde foi implementada. A teoria é muito linda, mas na prática dá m**da... De certeza que este PSD é sério?

Depois, H. Fidalgo vem com a estória de que Medina Carreira já tinha alertado para "o caminho desastroso que estávamos a tomar". Pois é verdade que Medina Carreira vocifera e muito na praça pública contra os políticos e a política económica dos sucessivos governos portugueses. Acontece que Medina Carreira acha que os únicos políticos bons foram os do tempo da outra senhora, quando éramos um país atrasadinho e de atrasadinhos (e ainda estão tantos vivos...). Talvez H. Fidalgo se queira inspirar no profeta da desgraça e ache que a política é dispensável e se devia entregar o governo deste país a economistas. Talvez até ache, como Medina Carreira, que os políticos só fizeram mal a este país. Mas eu pergunto então o que está ele a fazer na JSD? Esta JSD de Anadia é para ser levada a sério? 


Já agora, o único economista que alertou em tempo útil para os problemas que surgiriam com a nossa entrada no euro foi João Ferreira do Amaral, que falou no escudo sobrevalorizado e no risco de o euro não resistir às diferenças de andamento das várias economias. Disso Medina Carreira nem falou... É a tal questão de a Economia ser uma ciência social: a teoria dominante num momento pode estar errada. E depois de as teorias liberais terem levado à quase derrocada do sistema financeiro mundial e terem criado a actual crise das dívidas soberanas, insistir no erro é cegueira, para não dizer outras palavras bem mais duras... De certeza que este PSD é sério?

PS: Adorava poder comentar também as opiniões dos líderes da JS e da JP de Anadia. Infelizmente não encontro nenhuma opinião deles publicada... Não falo da JCP nem da Juventude Bloquista porque não têm estrutura no concelho... MAS DEVIAM TER!

Sem comentários:

Enviar um comentário